19.8.07

Viciada

Sempre fiquei pensando como seria ser uma pessoa viciada. Depender de algo e passar por crise de abstinência... Meu pai era viciado em cigarro. Parou na década de 90 e acho que a crise dele dura até hoje. Ansiedade. Pura, simples e intensa. Mas essa é outra história.
Descobri que tenho um vício. Sempre tive, desde que me entendo por gente. Engraçado que tive um estalo, e descobri. Quando escrevi no topo do layout desde blog a palavra vício, não tinha a menor idéia de que estava dizendo a verdade. Acho que foi intuição.
Acontece que estou lendo (eufemismo, estou devorando) o livro "O Caçador de Pipas". É um livro denso, vertiginoso. Mas faço a resenha em breve, prometo. Foi numa pausa que me obriguei a fazer na leitura que eu descobri. Sou viciada em ler.
É sério! Tenho que fazer um esforço enorme para não injetar o livro na veia de uma vez só. Ou melhor, aspirar os capítulos, letra por letra, direto para o cérebro. Exemplo: Saio do banho, de toalha, sento na cama. O livro do meu lado é mais forte do que eu. Quero me vestir, estou com frio. Mas leio uma, duas páginas, só mais um capítulo... É um imenso esforço me obrigar a parar e me vestir.
Foi sempre assim. Lembro de estar varrendo a casa, entrar no quarto e "esquecer do mundo com o livro na mão", como gritava minha mãe. Só que não esquecia do mundo. Pelo contrário. Viajava pelo mundo. Viajo até hoje. Acabei de voltar de Cabul, pouco antes de vir pra essa lan house. Me obriguei a vir, com Bruna, filha de Dudu. Hoje é domingo, "O Caçador..." eu comprei na quarta. E ainda faltam umas duas ou três páginas...Na quinta e na sexta, fiz um grande avanço. Consegui não levá-lo para o trabalho. Eu me conheço: ia atrasar tudo que eu tivesse pra fazer.
Já está decidido: Vou comprar um livro por mês. Porque se comprar um por semana, não faço mais nada da vida.

Nenhum comentário: