3.2.07

Coisa de mulherzinha

Sam, Clover e Alex, as Três Espiãs
Demais: desenho de mulherzinha

Minha sobrinha, de quase cinco anos, estava assistindo TV, entediada. Até que, do quarto, ouvi ela gritar toda animada: "Vovô, vai passar um desenho bom agora. É só de mulherzinha!!" O desenho de mulherzinha, no caso, era Três Espiãs Demais. É bonitinho, são três adolescentes agentes-secretas, lutando contra o crime e pelos gatinhos...

Mas fiquei pensando o que quer dizer a expressão "de mulherzinha". Porque não é uma coisa de mulher, ou de menina?? Porque "mulherzinha", no diminutivo??

Tenho um primo, de sete anos, que não admite que alguém diga que ele esteja fazendo coisa de "mulherzinha". De onde vem essa expressão?

Não é exatamente uma coisa que me incomode. Mas algo me diz que deveria. Porque é uma idéia comum até entre crianças. Ser chamado de "mulherzinha" é ferir o orgulho do injuriado, mexer com seus brios. Ser "mulherzinha" - quem já brincou na rua sabe - é uma ofensa.

No caso da minha sobrinha, acho, ela não se sentiu ofendida por gostar de desenho de mulherzinha, mas me pareceu que ela estava avisando o avô: "Olha, você não vai gostar, é desenho de mulherzinha".

E me lembrei de uma reportagem que li uma vez na Revista TPM (Trip Para Mulheres). A repórter falava sobre puns, arrotos e afins. E dizia: "Vai dizer que a mulherzinha aí não faz?". O que caracteriza uma (ou um) "mulherzinha"?

Se for delicadeza, gentileza, sensibilidade, vaidade, porque a expressão soa pejorativa? Agora, se for covardia, inferioridade, fraqueza, porque se referir a isso como coisas femininas?

Por via das dúvidas, eu não sou mulherzinha. Sou mulher, ponto.

E se você não é um/uma mulherzinha, posta sua opinião aí e vamos discutir o assunto. O que faz da pessoa uma mulherzinha?

4 comentários:

Caique disse...

no caso da garotinha de 5 anos, ela quis dizer q era um desenho de menininhas pra menininhas... no caso dos moleques q chamam os outros de mulherzinha, é pra ofender mesmo, e no caso dos adultos, ... acho q é pra ofender tb...

mas assim, valeu pelas palavras de incentivo. Sim pode linkar se quiser.

Gostei do ambiente aqui, voltarei sempre pra ler.

Grande beijo e abraçao em Dú!

Mi do Carmo disse...

Foi Millôr quem disse...rs
O fato de eu achar interessante não quer dizer que eu pense do mesmo jeito.
Mas eu penso quase que do mesmo jeito, sem generalizar obviamente. Exceto quando ele fala do "uso". Mas não considerei de uma forma machista.

beijos!

Anônimo disse...

Ola' Shirley, cheguei aqui por um acaso e provalvemente voltarei, pois dos blogs conquistenses que conheço aqui realmente encontrei um conteudo legal!!! (claro que nao quero ofender ninguem, muito menos parecer metida...)

Mas vamos ao que interessa...
Concordo com vc que a expressao "mulherzinha" e' visto pela maioria como algo pejorativo. E vem de muito tempo...
As vezes fico indignada com o machismo que ultrapassa as geracoes.. nenhum espanto existe qdo uma garota assiste e admira desenhos cujos herois sao masculinos, mas se houver uma reacao masculina no sentido oposto, o bicho pega!!!
Esta' incutido na mente das pessoas que isso significa ser fresco, fragil e atitude de "mulherzinha"
Se as criancas crescem achando que so os homens sao fortes e valentes, fica difícil acreditar que pode ser melhor ou o homem qdo adulto aceitar que uma mulher pode ser mais forte, mais bem sucedida que ele... fica parecendo que ha' uma anormalidade nissso. e por ai vai...
Isso e' mais complexo do imaginamos!


Sucesso para seu blog. O meu logo estara' no ar ;)

Karine Flores disse...

Oi Shirley.
Que bom te ver aqui, no mundo dos blogs.
Muito legal seu blog, cheio de coisas para ler.

Achei muito engraçado a coisa do google imagens.rsrsrsr Aí fui pesquisar meu nome e saiu um tanto de coisa hahahaha
Várias fotos de quando fui em São Paulo. Nem eu sabia que estava na rede assim.

As meninas aqui em casa também adoram as Tre^s espiãs.
Ontem mesmo, Clara pediu para eu fazer um peteado nela igual de uma tal Tonton de um filme.
Deu o maior trabalho eu entender que penteado era esse.

Olha, depois vou colocar o link do seu blog no meu.
Pode ser?
Beijos.