30.11.11

Mulheres


Duas coisas no Facebook me fizeram hoje defender mulheres que eu nem conheço. Aliás, defender todas nós mulheres, inclusive as que eu não conheço.


Primeiro foi no caso do jogador de futebol acusado de estuprar uma mulher durante uma festa. Não quero falar sobre o cara, a ficha policial dele, a vida da mulher, nem do tipo de festa em que estavam. O que me chamou a atenção foi o fato de que - como acontece na maioria dos casos de estupro - alguém levantou logo a opinião de que a culpa é da mulher. A culpa é da vítima?!?! Sei lá quem são os envolvidos neste caso específico, mas sempre que alguém é estuprada alguém questiona a conduta da mulher. Alguém sempre vai dizer: "O que ela tava fazendo lá? " "Porque tava na rua com uma roupa dessa?" "Quem manda sair sozinha numa hora dessas?", "Mas ela é uma vagabunda, todo mundo sabe...", e por aí vai. Penso que a mulher pode estar nua, sentar no colo do cara, se ela resolver não dar, ele não tem o direito de forçar. 


A outra coisa que me deixou indignada foi uma dessas piadas gráficas. Essa foto aí. 
O cara que postou originalmente dizia para as mulheres pararem de arrumar desculpa "levantar a bunda da cadeira" e ir malhar. Eu queria dizer para todo mundo que riu da ilustração que NÃO, filhos, as mulheres não ficariam assim. A moça de cabelo preso deve ter uns 16 anos, a genética ajuda e, claro, a malhação também. Mas é muito injusto colocar o assunto como se qualquer mulher que malhasse teria a chance de ficar assim. Como se não ter um corpo perfeito fosse escolha da mulher ou preguiça. Aí a mulherada fica louca, com a auto-estima lá embaixo, se sentindo uma pessoa horrível e sem força de vontade. Tá, eu sei que é uma piada - mas são as piadas que difundem os preconceitos. É impossível que uma mulher de 30, 40 anos, malhe até ter 15 anos de novo. Gente, é impossível e é injusto cobrar isso de alguém, mesmo que seja de si própria. 
E é irracional também. Quem definiu o que é um corpo perfeito? E quem definiu que todo mundo - ou pelo menos todas as mulheres devem ter um? Não digo que também não controlo a boca pra ficar mais magra e que também não quero malhar pra ficar mais sarada. Mas eu quero me sentir bem no MEU corpo, e não no da modelo de 18 anos que ganha pra ser linda e ainda é toda photoshopada na capa da revista.

2 comentários:

oculos disse...

Demorou pra escrever, mas em compensação... :)
Excelente texto!

Celso Reis disse...

Mulher que malha demais = puta
Fato