18.6.09

(*#$&*%&#*@(#

Eu tenho vários assuntos para postar aqui. Gosto de fazer as pessoas pensarem, rirem e tal. Mas hoje tô com um nó na garganta, compartilhado por todos os meus colegas de profissão.

Por oito votos a um, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência de diploma universitário para o exercício da profissão de jornalista.

A vontade que eu tenho é de gritar e escrever milhares de palavrões, os mais escabrosos posssíveis, e insultar os senhores juízes de formas irremediáveis e que os atribulasse para os restos das vidas deles. Afinal, tudo em nome da não-censura né?

O argumento dos filhos de chocadeira é de que todos tem direito à livre expressão. Mas pelo-amor-de-Deus, quem cobrou diploma para o cara expor sua opinião? Ninguém precisa de diploma para expor sua opinião. O trabalho do jornalista é justamente o CONTRÁRIO. Expor a NOTÍCIA em detrimento da sua opinião.

Ninguém NUNCA disse que quem não tem diploma não pode expressar-se. Porque há uma coisa chamada colaborador. Uma crônica, um artigo tem espaço no jornal e pode muito bem ser escrito por outro profissional. Mas a matéria, a reportagem exige uma técnica que tem por suporte toda uma teoria...

Técnica e teoria a gente aprende na universidade. Tudo bem que o cara sabe escrever bonitinho. Mas e as relações sociais e filosóficas que permeiam a comunicação? E as teorias que acendem uma luz sobre como redigir um texto? Porque escolher esta palavra e não aquela? Como isso pode influenciar na interpretação da notícia? Como escrever corretamente e de forma que os leitores - de todos os níveis sociais - entendam? Como fazer para que a notícia sobressaia à opinião do jornalista? Jornalista???

Outras perguntas:

Se eu estudar as leis, o código penal e tal, na minha casa, posso ser advogada??

E dizem que os cursos superiores de jornalismo não vão acabar. Quem vai fazê-los? Os filhos dos invertebrados anencéfalos chamados ministros??

O chefe da empresa pode escolher uma pessoa diplomada em vez de um cara com ensino médio. Mas porque ele faria isso?? Quem está preocupado com qualidade?? Os ministros??

Porque o filho da puta comparou o jornalista ao cozinheiro quando disse que nenhum dos dois precisa de diploma para fazer o que fazem? Ele é idiota ou o quê? Nada contra os cozinheiros. Aliás, seguindo sugestão do meu amigo e colega Tijolo, vou abrir um restaurante. Sem formação nenhuma para isso, vou convidar o babaca do ministro para uma refeição...

Para que existe a internet, senão para a livre expressão? Os blogs estão aí e ninguém precisa ter feito faculdade para colocar a boca no mundo. Mas daí a chamar qualquer coisa de jornalismo...

Uma última pergunta. Não há mais esperança??

Ps.: Eu tinha mais um monte de coisa pra falar sobre isso. Eu tenho muito mais indignação para postar aqui. Mas para essa indgna nação: Vá pra puta-que-pariu!

2 comentários:

Tijolo disse...

O que eu escrevi no Azidéias também não foi nem 5% do que eu queria falar. Perdi 10 anos de minha vida, Entrei na Uesb em 99, para agora qualquer um com blog-de-não-sei-quem ter os mesmo direitos que eu? Eles podem assinar como jornalistas sem nem saber o que seria uma pirâmide invertida ou as perguntas clássicas.

Palavrões que existem são poucos pra esses senhores. Eles querem enfraquecer o setor que pode um dia destrui-los. E depois quem detem o poder? Não é o jornalista e sim eles.

Vamos abrir um restaurante sim, nem preciso saber fritar um ovo, mas posso abrir um restaurante.

Anônimo disse...

Vixe.... q desabafo.....