13.1.09

Definição

Sempre me preocupei em saber o que o meu nome significa ( e, por tabela, o nomes dos conhecidos também). O fato é que em todos os lugares a definição de Shirley sempre foi: "do prado brilhante", algo como campos brilhantes ou, como tive que esplicar uma vez, fazenda brilhante. Chato né?

Nunca me senti definida por esse significado, apesar de adorar o meu nome. A boa notícia é que encontrei por acaso num site uma definição bem legal, que "bateu" comigo.

Shirley: A que debate, questiona e está sempre alerta.

Curiosidades - Shirley é um nome formado a partir de três palavrinhas do inglês arcaico. Uma delas se refere ao imenso pátio onde os homens livres debatiam as necessidades do povo em assembleia. Outra teria a ver com o homem líder da família e da comunidade. Pois era isso mesmo: Shirlei ou Shirley, se preferir, era primeiro um sobrenome e, depois, prenome de garotões. A ousadia veio da escritora Charlotte Brontë, que em 1849 escreveu uma novela, Shirley, sendo essa Shirley a heroína das peripécias.

Adorei o significado, a história dos homens livres debatendo as necessidades do povo e a idéia de ser a heroína de peripécias. Lógico, vou dar um jeito de ler o romance.

Essa é Charlotte Brontë:


E essa é a capa de uma das edições de Shirley:


Minha cara! rsss

Nenhum comentário: