27.11.08

Porque o Brasil não vai pra frente?

Posto de Saúde. Fui levar meu filhote pra vacinar e fico escutando a conversa das Agentes de Saúde:
- Ela não vai fazer o preventivo?
- Ela disse que não tem vida sexual ativa...
- Como não tem? Eu chego lá 9h da manhã para fazer o acompanhamento e ela e o marido ainda estão deitados. Tu acha que tão fazendo o que?
- Nove horas? Eles não trabalham não?
- Estão os dois desempregados. E me atende de camisola, descabelada, dizendo que não dormiu à noite. Toda vez é assim...
- E estão vivendo de que, desempregados os dois?
- O pessoal lá do seminário, da igreja católica, ajuda. E os meninos estão no Bolsa-Família. Ela diz que não consegue trabalho.
- Dormindo até 9 horas, quem consegue? Nove horas eu já dei foi o maior duro aqui.
- Aí ela ainda chega no maior desaforo aqui com a gente.
- É barraqueira, é?
- É, minha filha. Tá por fora... Só ontem que ela tava sossegada, porque eu falei pra vir buscar os kits da escova e do creme dental. São oito pessoas na casa dela, contando com os meninos da filha dela, que ela cuida. Todo mundo usava a mesma escova, eu acho.
- Se é que usava...
- Se é que usava!

Aí pergunto eu: Porque o Brasil não vai pra frente? Como nos tornaremos mais desenvolvidos? Falta Educação, falta Saúde, sim. Mas falta vontade do povo, em primeiro lugar. Multiplique essa família por milhares de outras iguais no país inteiro. É, meu amigo, o buraco é muito mais embaixo.

Ps.: O atendimento do posto funciona bem. Pelo menos a mim, sempre que precisei, foi satisfatório. O pessoal é bem melhor do que a estrutura, mas já é alguma coisa.

Nenhum comentário: