28.1.07

Todo camburão tem um pouco de navio negreiro

Acabei de ler o Rota 66, de Caco Barcellos. Junto com o Estação Carandiru, de Dráuzio Varella, formam o par de livros que, acho, todos deveriam ler.

Rota 66 vem ao encontro do que eu venho pensando a tempo. E observando. Até já tinha comentado que na micareta vi muitas revistas policiais, o que é bom, mas com um único tipo de gente. Todas, todas as vezes que vi policiais revistando alguém, eram homens, jovens, pobres e negros. O mesmo perfil das vítimas da Rota, segundo Barcellos. Ele descobriu que dos 4 mil e tantos homens mortos pelo destacamento, em duas décadas, quase 100% era inocente e estava desarmado. Alguns tinham passagem pela polícia por furto, briga de rua. Quase nenhum tinha matado alguém. Menos de dez eram brancos. Três eram ricos.

Por que as coisas são assim? Outro dia ouvi de um amigo, pessoa com um nível de escolaridade alto, que no Brasil não tem tanto preconceito assim não. Eu disse que ele não tem motivos para não pensar assim. É rico. E branco. E com certeza nunca foi parado pela polícia enquanto passava na rua. Mas conheço gente que é suspeito - e é parado pela polícia regularmente - porque é pobre e preto. Gente que nunca fez nada, nem uma briga de rua. Menino que trabalha todo dia no pesado. Mas tá na cara que é ladrão. Que porra!

Acho que a polícia age de acordo com a sociedade que tem. E quero acreditar que essa polícia é uma minoria. Quero mesmo. Mas enquanto lia o livro, alguém visitou meu orkut e fui lá ver. Puta-que-o-pariu: era um cara da Rota!! Juro que não acreditei. Mas ele tinha foto da insíginia, a mesma da capa do livro, e várias outras no mesmo estilo. Me assustei com o jeito do cara. De justiceiro, mesmo. Cheio de frases da Bíblia, pra justificar a missão divina. Será que todos eles pensam assim? Que são enviados para perseguir e matar quem, para eles, parece bandido?

Tenho muito mais a falar sobre isso. Mas está passando um filme na televisão sobre essa relação toda: Uma onda no ar, de Helvécio Ratton, inspirado na história real da Rádio Favela, de Belo Horizonte. Eu vou assistir. Ah, é TV fechada, TVLocal36.

27.1.07

Eu também tenho foto no google, argh



Taí, fiquei curiosa e fui lá ver se eu também tinha foto no google imagens. Não é que tenho?? E o engraçado é que a foto do lado tem a legenda Pomba-Gira. Consegue ver?? Eu mereço!!!

Na web, minhas referências são só pra este blog.

Que viagem isso. Tenho orkut, com perfil completo, tenho blog com meu nome verdadeiro, tenho informações minhas no site da TVLocal36, e quando vejo meu nome e foto no google fico cheia de neuras. Eu, hein?

19.1.07

Manias

Invejando de Michele que invejou de alguém, faço minha lista das 7 manias. Ressalto, porém, que elas não estão listadas por ordem de importância. Ou por qualquer outra ordem...

1) Mania de me atrasar. Às vezes fico com vergonha disso;
2) Mania de trabalhar sobre pressão. Deixo as coisas sempre para a última hora;
3) Mania de pensar que as coisas sempre podem e vão melhorar;
4) Mania de falar sozinha. Pelo menos em pensamento, converso comigo mesma o tempo todo;
5) Mania de tentar me adiantar ao que as pessoas estão falando. Quando é uma pessoa que fala devagar demais, então;
6) Mania de ler até rótulo de Ketchup;
7) Mania de me olhar no espelho...

Deixei reticências porque existem várias outras mais. Então, convoco você que me conhece para postar pelo menos uma mania que já notou em mim. Pode ser boa ou ruim. As boas eu mantenho, as ruins tento corrigir. Ou não...

12.1.07

18 anos


Aí eu estava aqui na TVLocal36 mostrando pra todo mundo o post abaixo, para que eles se orgulhem também. Nessa hora me chega Moisés, o Sr. Hero Fire do orkut (que eu juro que não sabia quem era, rssss). O moleque tem 18 anos, ainda tem espinha e é amigo do meu irmão, mas tem uma BIBLIOTECA IN-CRÍ-VEL!

Eu fiquei arrasada! Primeiro porque ele tá lendo "Marca", que analisa todas as marcas mais brilhantes do país e como elas foram criadas. E eu não li. Depois porque ele tem, ele comprou, todos os livros que eu quero ler! Ahhhhh!!! 18 anos. O menino tem 18 anos e é amigo do meu irmão. Dá pra acreditar??

De Érico Veríssimo a Bruna Surfistinha. E Machado de Assis, claro. Ah! Ele leu tudo. Alguns mais de uma vez. E desfiou um rosário de livros que ele tem, desde que começou a comprar...

Então, dessa vez, o orkut levou uma goleada. E eu fiquei feliz por isso, mas tive que ir lá pegar uma foto de Sr. Hero - com Nuna, (linda ela e um doce d menina) - para ilustrar.

Aproveito a deixa para avisar aos meus amigos, com antescedência, que o meu aniversário é no dia 18 de março. E, como sou uma jornalista com uma biblioteca pífia, aceito livros como presente de aniversário... ;) Vale de tudo, menos auto-ajuda e Paulo Coelho.
Vou me sentir melhor...

10.1.07

Machado 1 x 0 Orkut


Eu sempre digo: Machado de Assis é o cara. E é mesmo. Pra mim, ele é o melhor escritor brasileiro de todos os tempos. E olhe lá se não for o melhor do mundo. O que eu não sabia era que ele fazia milagres...

Meu irmão mais novo é absolutamente fissurado em internet. Orkut, Msn, blog, fotolog, tudo. Ele é capaz de bater-papo com 20 pessoas no messenger ao mesmo tempo. Fica a tarde inteira no trabalho colado na internet e, quando sai, vai pra algum lugar entrar na internet.

Pois bem. Qual não foi a minha surpresa ao chegar em casa e encontrá-lo com um dos meus livros de são Machado de Assis nas mãos?!?!. Ele estava lendo Quincas Borba!! E a prova esta aí. Matando o trabalho para ler. Momento devidamente comprovado e guardado para a posteridade.

Viva Machado!!

Ps.: Quincas Borba é muito bom, mas o meu preferido é Memórias Póstumas de Brás Cubas. É dele a frase - "Não, alma sensível. Eu não sou cínico, eu fui homem!" Per-fei-to!

Ps.2: Foto de Dudu, pra variar!

6.1.07

Civilização


Outro dia estava lendo uma dessas revistas de celebridades que a gente lê quando está no salão de beleza (Aliás, cortei o cabelo quase chanel. Néia me convenceu a cortar menos do que eu queria e Dudu disse que se tivesse cortado mais teria ficado mais legal...) Mas voltando ao assunto, nessa dita revista tinha uma matéria sobre um casal de famosos que se separou. Ohhh! Que novidade!! Já ia passando direto quando percebi o tom de surpresa pelo fato de que os dois separados continuavam amigos. Aí eu pensei: a surpresa não deveria ser se não continuassem??

A matéria questionava como a moça continuava sendo amiga do cara com quem casou, teve um filha e se separou. Puta-que-o-pariu! Ou o mundo está errado ou eu que estou. O normal seria que eles se tornassem inimigos? Eles tinham que ficar protagonizando cenas de barraco na frente da criança?

Na minha cabeça, duas pessoas adultas, que se consideram capazes de criar um filho, devem ser, no mínimo, capazes de resolver suas diferenças, manterem o respeito e a amizade. Não que me importe com o que fazem os tais famosos lá. (Acho que eram Cíntia Benigni e André Gonçalves. Se não me engano, era uma revista velha...rssss). Digo isso porque as pessoas acham um absurdo quando sabem que eu convivo normalmente com a ex-mulher do meu namorado. "Ave Maria, se fosse eu, não queria vê-la nem pintada"."Se fosse comigo, ele nem ia lá". É, acho que o mundo é que está errado.

Me desculpe se você pensa que terminado um relacionamento a amizade não pode sobreviver. Na minha opinião você é chucro, atrasado e falta muita evolução para ser civilizado. Meu namorado tem dois filhos e uma ex-mulher com quem foi casado por oito anos. As diferenças entre eles, eles resolvem e a amizade continua. E os filhos... Poxa, vão ser sempre filhos. Eles têm mais é que conviver mesmo, ter um bom relacionamento! Quem quer que diga algo em contrário está errado, redondamente enganado.

Outra coisa que incomoda são as amigas que abraçam, brincam com o namorado, mas só quando a namorada não está por perto. Já aconteceu várias vezes: "Ah, Du, pára. Não me abraça não, porque sua namorada está ali..." Isso não é respeito. Isso é falsidade. Quer dizer que se eu não estivesse poderia fazer de tudo, né? Esse tipo de mulher não é o que se considera de respeito. Pra não dizer coisa pior. Meu namorado tem amigas e eu tenho amigos e somos verdadeiros com eles na presença ou na ausência.

Portanto, "amigas" se dêem ao respeito e tratem os namorados - com ou sem namorada por perto - do mesmo jeito.

Nos dois casos, civilização, minha gente! Civilização!!

Ps.: Foto de Dudu, claro, mostrando meu cabelo novo. Du, te amo. Você me faz sentir linda... rsss. Junto com essa, teve um verdadeiro ensaio, mas, infelizmente, não posso mostrar para todo mundo...

3.1.07

Rua 7, 348


"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante, vai ser diferente". (Carlos Drummond de Andrade)

Impressionante como a noite de reveillon tem esse poder de fazer as coisas realmente parecerem novas. Quando se passa a virada de ano na praia, então, as coisas se tornam especiais...

Nunca gostei de ficar em casa nessa noite. Sei lá, me dá uma tristeza, minha mente passeia por pensamentos ruins. Nessa noite eu preciso fazer algo especial, não tem jeito. Nem é pela folia, é pra me distrair mesmo, é pra acreditar no milagre da renovação.

30 de dezembro, Conquista-Jóia. Viajar com Dudu a passeio não é muito comum, mas é muito legal... O pessoal da rua 7, 348, foi super legal também. Principalmente a Silvana, o Arthur e tio Mário. Gente que eu só conhecia de nome.

31 de dezembro, praia, sol. Minha barriga tá ardendo até agora, mas tô moreninha... Tudo muito legal, as coisas "ordinárias" a gente esquece! Eu sei que toda meia-noite é o começo de um novo dia, mas essa meia-noite deixa as pessoas mais unidas, esperançosas, românticas até! Aliás, a noite tava linda: mar, lua, estrelas, abraços...

01 de janeiro de 2007! Voltemos pra casa e comecemos um novo ano. Um novo calendário. Uma nova força. Quem criou o dia de Ano Novo não é só um gênio, é um mágico!!

Ah! A foto, pra variar, foi Dudu que fez. Foi no fim da tarde do último dia do ano...