10.9.09

Fina, muita fina

Há uma parte do meu corpo que começa com C termina com A e é fininha, muito fininha. Se você pensou "cintura"... Obrigado, mas infelizmente essa parte poderia ser mais fina um pouco. Eu agadeceria.

Na verdade, muito fina mesmo é a minha córnea. A maioria das pessoas - tenho certeza - nunca se importou com a espessura das próprias. Eu mesma nunca sabia que se media isso. Até que ventilei a idéia de fazer uma cirurgia de miopia.

Mas, não basta ter cerca de 7 graus de miopia em cada olho. Eu tinha que ter também as córneas tão fininhas, mas tão fininhas, que impossibilitam a cirurgia.

"Impossível não é. Você pode encontrar algum maluco que tope fazer. Eu não faria de jeito nenhum". Foi assim que a oftalmologista Dra. Fabíola Mansur me deu a notícia. "Mas aí a maluca seria eu", respondi, claro.


O que a Dra. Fabíola me explicou é que geralmente as córneas das pessoas normais comuns tem entre 500 e 600 micrômetros (µ). A cirurgia consiste em cortar uma parte da córnea para que a imagem que passa através dela se forme no lugar certo e não fique desfocada. Ou seja, diminuindo a espessura da córnea, diminue-se o grau da miopia.

Resumidamente, a cada 15µ retirados, diminue um grau de miopia. Além disso, a córnea tem que ficar com, no mínimo, 420µ de espessura, se não podem acontecer complicações.

O problema é que, no meu caso, uma tem 466µ e a outra 457µ. Faça as contas: 7x15=105 ==> 457µ - 105µ = 361µ. Que miserê! Só 361? Pãodurisse da porra. Nem precisa fazer a conta da outra.

E mais - Dra. Fabíola acrescentou na conta: "Você tem 50% de chance de apresentar complicações". Deus me livre!

A notícia boa é que toda essa fineza é "normal", ou seja, não é causada por doença. Tipo assim, uns tem nariz grande, outros tem orelhas de abano, eu tenho córneas finas. Normal, ué!

De resto é conviver pro resto da vida com óculos ou lentes de contato.

Ps.: Um micrômetro corresponde à milésima parte do milímetro.
Ps.2: A córnea é a parte transparente na frente do olho.
Ps.3: Dr. Marcelo Mesquita, que também acompanhou meu caso, é muuito gato - com todo respeito a quem possa interessar.
Ps.4: Caio quase quebra um equipamento deles lá. Misericórdia!
Ps.5: O exame que confirmou minha indigência de µ custou R$ 200!! Isso porque teve um desconto de R$ 150!!!

Um comentário:

sheila disse...

Pra enxergar as cóneas são finas... mas para perceber a gatesa do doutor os 7 graus desaparecem,né?!?